Inspira a Mudança, uma conversa de cada vez!
Formações ‘pro bono’ feitas à medida, para educar para a Paz e Não Violência através das ferramentas do diálogo.
Num mundo profundamente dividido...
Sempre que ligamos a televisão ou pegamos no telefone para explorar as redes sociais, somos bombardeados com casos de violência:
- guerras no mundo
- violência entre jovens
- violência doméstica
- grupos de pessoas cada vez mais divididos
- preconceitos e ódios cada vez mais acesos
- entre tantos outros exemplos
É fácil sentirmo-nos assoberbados, irritados, com raiva e até incapazes de dar resposta a esta realidade, o que nos leva muitas vezes para um lugar de violência, connosco mesmos (culpa, sofrimento) ou com os outros (aqueles que culpamos ou vemos como sendo os agressores).
...quebrar Ciclos de Violência começa por nós
Ganhar consciência sobre a forma como aprendemos a relacionar-nos, a olhar para o mundo e a responder perante essa visão, é o primeiro passo para quebrar ciclos de violência e quem sabe ser também uma inspiração para a mudança de outras pessoas. Foi por isso que criei o projeto Educação para a Paz e Não Violência, porque acredito que a paz que queremos ver no mundo começa por nós, pela forma como agimos e nos expressamos.
As ferramentas da Democracia Profunda e Comunicação Não Violenta (CNV) são boas aliadas nesta missão de reduzir a violência, criar maior tolerância, reduzir os conflitos, ódios e descriminação e dotar-nos de capacidades para lutarmos pelo que acreditamos mas de um lugar agregador e que não contribua para abrir ainda mais os fossos que nos separam.
Alicerces para a Construção da Paz
Transformar Relações é uma das chaves principais de todos os programas de construção de paz (peacebuilding), que procuram ir ao encontro das necessidades humanas e proteger direitos humanos, limitando todas as formas de violência e reconhecendo a necessidade de interdependência e colaboração entre pessoas ao invés de dominação. Este processo é suportado por três princípios fundamentais, sendo que o projeto Educação para a Paz e Não Violência, se enquadra no segundo:
1. Cura de Traumas
2. Trasformação de Conflitos através do Diálogo
3. Fazer-se Justiça
Sobre o projeto “Educação para a Paz e Não Violência”
Este é um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de educar ativistas e cidadãos para as ferramentas da CNV e mais-valias do diálogo não violento na defesa de direitos humanos. Desta forma, capacitamos pessoas e organizações para a procura de soluções colaborativas e criativas para debater/promover estes temas na sociedade, incluindo todas as visões, sem recorrer a táticas violentas, quebrando ciclos de violência e diminuindo os abismos que nos separam.
O projeto assenta na realização de rodas de conversas, workshops ou mentorias, num formato prático, de colaboração e co-criação de estratégias aplicáveis ao contexto de cada um, para EDUCAR para temáticas importantes e INSPIRAR a MUDANÇA, utilizando as ferramentas do diálogo não violento.
O projeto foi pensado para atuar junto de: escolas do ensino superior, jovens adultos, associações e núcleos que promovam direitos humanos ou trabalhem com causas sociais, entre outros organismos interessados.
Que temas vamos abordar nas intervenções
Os temas das sessões são definidos em função do pedido, contexto e necessidades de cada grupo mas poderemos abordar e trabalhar alguns dos temas em baixo:
- Ferramentas de diálogo não violento na prática
- Aplicar as ferramentas em contexto de conflito ou dificuldade em gerir um desafio
- Como utilizar a criatividade para inspirar as pessoas com a nossa mensagem/missão
- O poder do grupo e da colaboração para encontrar soluções
- Compreender o impacto das emoções e saúde mental na comunicação/divulgação de uma causa
- O que é ser pela não violência e como colocar em prática um ativismo não violento
- Como contribuir para uma sociedade com mais paz e menos violência
Entre muitos outros temas!
O que podes esperar deste projeto
Metodologia prática e criativa
Esta formação é essencialmente prática, sem powerpoints, sem monólogos. Aqui o convite é o de colocar em prática as aprendizagens, de forma divertida e muito prática.
Aprendizagem colaborativa
A palavra, é atribuída ao grupo, pelo que as construções feitas ao longo das sessões são feitas em torno da sabedoria do grupo, proveniente de partilhas e troca de ideias, e não com foco num especialista ou palestrante.
Proximidade e Humanidade
No decorrer das atividades, não existem hierarquias, somos todos iguais, todas as opiniões, experiências são válidas, respeitadas e a diversidade de pensamento é bem-vinda. Dá-se primazia à conexão.
Como podes participar:
Agenda uma formação:
Se fazes parte de uma associação/núcleo e sentes que a tua equipa pode beneficiar de aprender ferramentas de comunicação não violenta e diálogo democrático, envia-me um email para: claudiasoeiro@gcrew.life
Partilha comigo as necessidades da tua equipa e qual a tua expectativa e vamos colaborar neste movimento pela não violência e paz!
Torna-te voluntária(o) ou parceira(o):
Se também tu acreditas que tens um papel importante para contribuir para um mundo melhor, com menos violência e maior tolerância, e gostarias de participar neste projeto como voluntária(o) ou parceira(o) (patrocínio material ou monetário ou colaboração enquanto orador/ conteúdos), envia-me um email para: claudiasoeiro@gcrew.life.
Partilha comigo a tua ideia e vamos encontrar uma forma de colaborarmos neste movimento pela não violência e paz!